terça-feira, 18 de maio de 2010

Valorização do património cultural


No dia 7 de Fevereiro, foi inaugurada uma exposição na escola, que teve a duração de uma semana, a qual teve como tema “As sete Maravilhas de Coimbra”. A iniciativa foi tomada pelos alunos de um grupo de Área de Projecto do 12º8 (Diogo Rodrigues, Francisca Cordeiro, Mariana Marques e Pedro Maranha) que, previamente elegeram sete locais que consideraram de destaque em Coimbra.
A exposição teve como objectivo dar a conhecer monumentos, jardins e edifícios relevantes da cidade, como forma de valorizar o património cultural e incentivando à dinamização deste.
Nesta exposição o destaque foi para as fotografias que representavam cada uma das Maravilhas, a par de objectos alusivos a estas como livros, traje académico e, ainda, doçaria conventual. No decorrer da exposição, também, o fado de Coimbra foi uma constante, acompanhado pela letra de um deles à entrada, o que o Diário de Coimbra também mencionou na notícia que fez sobre a exposição.
A finalidade da iniciativa foi cumprida, uma vez que conseguimos divulgar a riqueza cultural da cidade e o desafio de preservar e dinamizar Coimbra foi lançado.
A par desta exposição, o grupo realizou uma visita guiada ao Jardim Botânico, no dia 21 de Abril, com o objectivo de pôr os alunos em contacto com esta riqueza natural, tão importante para o desenvolvimento de espécies em Portugal e na Europa. A visita foi muito interessante, houve a oportunidade de conhecer locais do Jardim interditos ao público como a Mata, a Estufa Fria e as Estufas Quentes.
O objectivo geral do grupo está a ser cumprido e pretende continuar a fazer com que os alunos não se esqueçam das suas origens, de onde são e o que têm.


Os alunos do grupo:
Diogo Rodrigues
Francisca Cordeiro
Mariana Marques
Pedro Maranha